CC: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, continuação, 25/06/2018
*Na aula de Segunda Feira do dia vinte e cinco de Junho de dois mil e dezoito, foi dado continuidade sobre a aula anterior, universidade: finalidade e função, e de início foi mostrado um vídeo sobre a UFSB, modelo que propõe integrar a universidade à sociedade. Foi demonstrado, também, sobre as peculiaridades do modelo da UFSB e as principais diferenças de outras universidades tradicionais. Mencionou-se em aula sobre as aporias com a expansão das universidades no interior, além disso, foi elucidado que existem outras universidades brasileiras baseando seus ensinos em ciclos de formação geral(FG) e explicitou o esqueleto de como funciona a UFSB.
*No segundo momento da aula, o ilustríssimo Naomar, explicou sobre o mapa do tempo sobre a história da criação da universidade. No vídeo, pode ser entendido os primórdios da noção de universidade com Platão e Aristóteles, logo depois foi retratado sobre as primeiras escolas superiores fundadas por Ibn Sina e Abu Ibn Rushd(Aversóis), voltadas os conhecimentos para /medicina e Direito, período denominado de Pré universidade. Ademais, foi mostrado o início das primeiras universidades que foram direcionadas ao estudo da teologia, séc XI-XV(Universidade Escolástica).
Além disso, na idade média a universidade foi bastante influenciada pela Igreja, através da companhia de Jesus. em outro momento, vimos o início da universidade vocacional, ensino voltado para atuação profissional e o responsável foi Immanuel Kant e foi a base para as universidades atuais. Na linha histórica da síntese das universidades, percebi que a política e o poder sempre esteve entrelaçado com o regimento da universidade, como na Revolução Francesa.
Humbolt, criou a universidade de Berlim com a ajuda dos grandes filósofos da época, modelo oposto ao implementado por Napoleão Bonaparte. Foi exposto, também, os modelos das universidades do mundo: Modelo College, Modelo Bolonha, Modelo Mediterrâneo, Modelo Brasileiro. E mais uma vez o contexto histórico interferiu nos modelos de formação superior, inclusive no Brasil com a Ditadura Militar.
Por fim, o vídeo mostrou as raízes históricas e significativas sobre a criação das universidades, inclusive da UFSB e o regime de ciclos, fazendo oposição ao regime linear de formação.
*No segundo momento da aula, o ilustríssimo Naomar, explicou sobre o mapa do tempo sobre a história da criação da universidade. No vídeo, pode ser entendido os primórdios da noção de universidade com Platão e Aristóteles, logo depois foi retratado sobre as primeiras escolas superiores fundadas por Ibn Sina e Abu Ibn Rushd(Aversóis), voltadas os conhecimentos para /medicina e Direito, período denominado de Pré universidade. Ademais, foi mostrado o início das primeiras universidades que foram direcionadas ao estudo da teologia, séc XI-XV(Universidade Escolástica).
Além disso, na idade média a universidade foi bastante influenciada pela Igreja, através da companhia de Jesus. em outro momento, vimos o início da universidade vocacional, ensino voltado para atuação profissional e o responsável foi Immanuel Kant e foi a base para as universidades atuais. Na linha histórica da síntese das universidades, percebi que a política e o poder sempre esteve entrelaçado com o regimento da universidade, como na Revolução Francesa.
Humbolt, criou a universidade de Berlim com a ajuda dos grandes filósofos da época, modelo oposto ao implementado por Napoleão Bonaparte. Foi exposto, também, os modelos das universidades do mundo: Modelo College, Modelo Bolonha, Modelo Mediterrâneo, Modelo Brasileiro. E mais uma vez o contexto histórico interferiu nos modelos de formação superior, inclusive no Brasil com a Ditadura Militar.
Por fim, o vídeo mostrou as raízes históricas e significativas sobre a criação das universidades, inclusive da UFSB e o regime de ciclos, fazendo oposição ao regime linear de formação.
Comentários
Postar um comentário