CC: Universidade e Sociedade, aula sobre Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior e as Contribuições de Boaventura: Universidade e Pluriversidade 30/07/2018


Na aula de segunda feira do dia trinta de Julho de dois mil e dezoito foi realizado uma aula sobre Anísio Teixeira e Boaventura de Sousa Santos e as suas contribuições a educação.
No primeiro momento da aula foi realizado um debate sobre o ilustre Anísio Teixeira, tivemos como base de estudo, principalmente, o documentário sobre sua vida e os seus legados para a sociedade brasileira.
O vídeo, inicia-se com uma frase que exemplifica bastante os seus ideais inovadores: " Não tenho o maior amor físico pelas minhas ideias, de maneira que qualquer convencimento de novas ideias eu vou para o que me convencer novamente"

Foi explicitado no documentário sobre as suas lutas pela universalização do ensino de qualidade nas escolas públicas.
Os feitos anisianos aconteceram num contexto histórico mundial da primeira grande guerra. No Brasil, iniciou-se o período de industrialização e o movimento conhecido com Coluna Prestes, lutando por um novo modelo de república.
 O plano de Anísio consistia, fundamentalmente, buscar novas diretrizes para o ensino público brasileiro e por isso procurou conceitos educacionais baseados no sistema de ensino americano(linhagem pragmática para a educação).
Além disso, Anísio foi um dos signatários do manifesto da escola nova( 1932) que defendia uma escola laica, pública e obrigatória.
Em 1935, criou um projeto ousado e inovador com a síntese da Universidade do Distrito Federal(UDF), espaço criado para a realização de pesquisas científicas.
Outro feito importante foi como secretário de educação da Bahia, conseguiu realizar o projeto da escola pública de excelência de ensino( Centro Educacional Carneiro Ribeiro), proposta revolucionária de educação integral voltadas as populações mais carentes.
O centro educacional criado por Anísio, baseava-se, além do ensino integral, na educação do fazer que era basicamente agregar conhecimento teórico ao prático.
A escola anisiana, conhecida como escola parque, serviu de modelo internacional para diversos países subdesenvolvidos.
Ademias, anísio foi diretor do INEP e pode contribuir grandemente para a educação brasileira.
Em 1961, Anísio estava envolvido na criação do projeto da UNB, universidade considerada revolucionária e transformadora ( Divididas por semestres e por campos de experimentação, por exemplo).
No período ditatorial foi exilado por ser acusado de conspirações socialistas. Foi exilado nos Estados Unidos, país que era muito prestigiado e até lecionou em universidades americanas.
Por fim, foi mostrado do documentário que a escrita anisiana tinha finalidade de: Permanecer/ Analisar/ Expandir.


Boaventura de Sousa Santos.

Exímio educador brasileiro que traçou novos e decisivos horizontes nos centros acadêmicos de ensino.
Boaventura caracterizava os atuais modelos de universidade, opostas entre si:
* Modelo hegemônico universalizador, cujo objetivo era a produção de padrões culturais médios necessários para a formação de mão de obra qualificada para o mercado capitalista. Além disso, a produção da “alta cultura”, pensamento crítico, conhecimentos científicos humanísticos para a formação das elites e é dominante atualmente, querendo converter a educação em um serviço rentável para o capital.
*Modelo pluversitário: Segundo Boaventura, É um conhecimento transdisciplinar que, pela sua própria contextualização, obriga a um diálogo ou confronto com outros tipos de conhecimento, o que o torna internamente mais heterogêneo e mais adequado a ser produzido em sistemas abertos menos perenes e de organização menos rígida e hierárquica. Todas as distinções em que assenta o conhecimento universitário são postas em causa pelo conhecimento pluriversitário e, no fundo, é a própria relação entre ciência e sociedade que está em causa. A sociedade deixa de ser um objeto das interpelações da ciência para ser ela própria sujeita de interpelações a ciência. Ademais, promove os saberes ecológicos, plurais e
contra hegemônicos (regionais).

Por fim , no livro de Boaventura, denominado epistemologia do Sul ele deixa claro seus principais conceitos epistemológicos, da educação, discute sobre cultura, intersubjetividades e relações sociais.
Essa aula foi muito rica para podermos compreender as relações e desdobramentos de Boaventura.










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