CC: Universidade e Sociedade, aula sobre Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior e as Contribuições de Boaventura: Universidade e Pluriversidade 30/07/2018
Na aula de segunda feira do dia trinta de Julho de dois mil e dezoito foi realizado uma aula sobre Anísio Teixeira e Boaventura de Sousa Santos e as suas contribuições a educação.
No primeiro momento da aula foi realizado um debate sobre o ilustre Anísio Teixeira, tivemos como base de estudo, principalmente, o documentário sobre sua vida e os seus legados para a sociedade brasileira.
O vídeo, inicia-se com uma frase que exemplifica bastante os seus ideais inovadores: " Não tenho o maior amor físico pelas minhas ideias, de maneira que qualquer convencimento de novas ideias eu vou para o que me convencer novamente"
Os feitos anisianos aconteceram num contexto histórico mundial da primeira grande guerra. No Brasil, iniciou-se o período de industrialização e o movimento conhecido com Coluna Prestes, lutando por um novo modelo de república.
O plano de Anísio consistia, fundamentalmente, buscar novas diretrizes para o ensino público brasileiro e por isso procurou conceitos educacionais baseados no sistema de ensino americano(linhagem pragmática para a educação).
Além disso, Anísio foi um dos signatários do manifesto da escola nova( 1932) que defendia uma escola laica, pública e obrigatória.
Em 1935, criou um projeto ousado e inovador com a síntese da Universidade do Distrito Federal(UDF), espaço criado para a realização de pesquisas científicas.
Outro feito importante foi como secretário de educação da Bahia, conseguiu realizar o projeto da escola pública de excelência de ensino( Centro Educacional Carneiro Ribeiro), proposta revolucionária de educação integral voltadas as populações mais carentes.
O centro educacional criado por Anísio, baseava-se, além do ensino integral, na educação do fazer que era basicamente agregar conhecimento teórico ao prático.
A escola anisiana, conhecida como escola parque, serviu de modelo internacional para diversos países subdesenvolvidos.
Ademias, anísio foi diretor do INEP e pode contribuir grandemente para a educação brasileira.
Em 1961, Anísio estava envolvido na criação do projeto da UNB, universidade considerada revolucionária e transformadora ( Divididas por semestres e por campos de experimentação, por exemplo).
No período ditatorial foi exilado por ser acusado de conspirações socialistas. Foi exilado nos Estados Unidos, país que era muito prestigiado e até lecionou em universidades americanas.
Por fim, foi mostrado do documentário que a escrita anisiana tinha finalidade de: Permanecer/ Analisar/ Expandir.
Boaventura de Sousa Santos.
Exímio educador brasileiro que traçou novos e decisivos horizontes nos centros acadêmicos de ensino.
Boaventura caracterizava os atuais modelos de universidade, opostas entre si:
* Modelo hegemônico universalizador, cujo objetivo era a produção de padrões culturais médios necessários para a formação de mão de obra qualificada para o mercado capitalista. Além disso, a produção da “alta cultura”, pensamento crítico, conhecimentos científicos humanísticos para a formação das elites e é dominante atualmente, querendo converter a educação em um serviço rentável para o capital.
*Modelo pluversitário: Segundo Boaventura, É um conhecimento transdisciplinar que, pela sua própria contextualização, obriga a um diálogo ou confronto com outros tipos de conhecimento, o que o torna internamente mais heterogêneo e mais adequado a ser produzido em sistemas abertos menos perenes e de organização menos rígida e hierárquica. Todas as distinções em que assenta o conhecimento universitário são postas em causa pelo conhecimento pluriversitário e, no fundo, é a própria relação entre ciência e sociedade que está em causa. A sociedade deixa de ser um objeto das interpelações da ciência para ser ela própria sujeita de interpelações a ciência. Ademais, promove os saberes ecológicos, plurais e
contra hegemônicos (regionais).
Por fim , no livro de Boaventura, denominado epistemologia do Sul ele deixa claro seus principais conceitos epistemológicos, da educação, discute sobre cultura, intersubjetividades e relações sociais.
Essa aula foi muito rica para podermos compreender as relações e desdobramentos de Boaventura.
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