CC: Univerisade e Sociedade, aula sobre Pierre Levy e Alain Coulon 06/08/2018
Alain Coulon:
Educador Francês que relatou sobre a teoria da afiliação estudantil. Descreve sobre a permanência acadêmica dos discentes nas universidades. Período da entrada na vida universitária até a formação dos estudantes.
Alain Coulon divide essa permanência em três partes, o encantamento( momento de maior motivação do universitário), a aprendizagem( momento da percepção real da vivência, sem romantização, enxergando os defeitos e qualidades do ambiente em que está inserido) e finalmente a afiliação( período que os estudantes conseguem lidar com a universidade e se sente integrante dela).
Além disso, Coulon utiliza a linha de raciocínio denominada etnomedologia que é basicamente estudo dos etnométodos que constituem a vida social. Estudos inovadores e eficazes para analisar a permanência dos discentes nas universidades.
Para fechar com chave de ouro, aprendemos sobre as contribuições de Pierre Levy ao ensino.
Levy baseou seus estudos na Cibercultura e Inteligência coletiva.
No seu livro de maior destaque, Cibercultura, Pierre traça suas percepções sobre a o crescimento do ciberespaço, novo meio de comunicação que surge da interconexão de computadores e o consequente surgimento da cibercultura. Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer”
Neste sentido, estaríamos passando por um processo de universalização da cibercultura, na medida em que estamos dia-a-dia mais imersos nas novas relações de comunicação e produção de conhecimento que ela nos oferece. Nesse contexto, o uso da internet permite aos estudantes acesso as informações de todas as fontes possíveis, antes a única fonte se restringia ao professor. Porém, ressalta que os discentes devem ter cuidado com as informações irrestritas e procurar fontes confiáveis.
Comentários
Postar um comentário