CC: Universidade e Sociedade, aula sobre as Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior, 23/07/2018

Na aula de segunda feira do dia vinte e três de Julho de dois mil e dezoito foi explicado em sala de aula sobre Paulo Freire e suas contribuições à educação. A aula foi centrada em torno de dois eixos principais: o documentário (Paulo Freire contemporâneo) e o livro denominado pedagogia da autonomia.
No primeiro momento assistimos ao documentário, no qual foi mostrado, inicialmente, uma breve biografia do ilustre. Além disso, foi relatado que os ideais de Paulo Freire foram embarreirados no contexto histórico que vivia- se na época, ditadura militar, justamente nessa época Paulo Freire tentou inserir o plano de alfabetização, cujo objetivo era viabilizar o ensino aos excluídos. Por esse motivo foi acusado de ideias subversivas e exilado no Chile, mesmo assim fica nítido no documentário o sentimento ufanista do mesmo e do seu orgulho em ser brasileiro.
Em outro momento do vídeo foi falado sobre a antropologia freiriana com perspectivas humanitárias. Essa teoria relata sobre o dinamismo do conhecimento e a importância da universalização da educação de qualidade. Ademais, foi relatado que ele é uma referência ao se tratar de pedagogia e que seus projetos demonstram exímio conhecimento sobre os pilares educacionais do futuro.
Ainda sobre o documentário, foi mostrado sobre o projeto de inclusão social, por exemplo, as entidades recicladoras, pois os recicladores aprendem mais sobre suas profissões e são estimulados a expor suas criatividades e talentos. Outro ponto importante das ideias de Paulo Freire é que ele acredita que é extremamente necessário a valorização dos profissionais de educação, quando secretário de educação paulista ele valorizou todo o corpo escolar das redes públicas de ensino de São Paulo.
Então, percebe-se que mais do que teoria as ideias freirianas possuem aplicabilidades nas escolas públicas da atualidade.
Por fim, foi falado sobre o conceito da Ecopedagogia como um viés para a melhoria da educação.
Sobre o livro pedagogia da autonomia:
Paulo Freire critica as formas de ensino tradicionais e defende a pedagogia fundada na autonomia do aluno.

 Faz críticas a função de educador conservador, que não permite a participação dos alunos, suas curiosidades e as suas vivências adquiridas no decorrer da vida e do seu meio social. Além disso, enfatiza que toda pessoa seja professor ou aluno devem estar abertos a curiosidade, ao aprendizado durante seu percurso de vida. Nesse sentido destaca a importância dos educadores e suas práticas na vida dos alunos. Relata que os educadores devem ter  cautela quando o assunto é educar, pois educar é formar.  Ressalta que o educador deve estar aberto também a aprender e trocar experiências com os educandos, pois a vivência dos educandos merece respeito. Em seus métodos atuais enfatiza que a curiosidade dos educandos é um aspecto positivo para o aprendizado, pois é um fator importante para o desenvolvimento da criticidade. O ensino dinâmico desenvolve a curiosidade sobre o fazer.Em outro capítulo, Paulo Freire aborda a questão da ética entre educador e educando. Discursa sobre a prática de ensinar. “Ensinar não é transferir conhecimento”, é respeitar a autonomia e a identidade do educando. O professor deve estimular os alunos a desenvolverem seus pensamentos. Constata que educar também é respeitar as diferenças sem discriminação, pois esta é imoral, nega radicalmente a democracia e fere a dignidade do ser humano. Qualquer forma de discriminação deve ser rejeitada. Aborda alguns conceitos que são necessários para o desempenho do bom ensino tendo por consequência maior aproveitamento no aprendizado. A ética, o bom senso, a responsabilidade, a coerência, a humildade, a tolerância são qualidades de um bom educador.No último capítulo, Paulo Freire aborda o tema da autoridade do educador. É muito importante a segurança e o conhecimento do professor para se fazer respeitado. Distingue a autoridade docente democrática da autoridade docente mandonista. Aponta que o professor exerce uma grande importância para que haja um movimento de mudança social. Ademais, mostra que há necessidade de decisão, ruptura e escolhas para alcançar os objetivos. Como professor critico impõem a decência e a ética como fatores qualitativos para obter o respeito dos alunos , e estes acompanhá-los.  Indica que há uma necessidade de mudanças na postura dos profissionais para enfim colaborar com a melhoria de condições e qualidade de vida, e assim desarticular qualquer forma de discriminação e injustiça, pois a educação é uma especificidade humana que intervém no mundo. Outro ponto importante é que a preocupação com o lucro deixa a desejar as questões de ética e solidariedade humanas. Inclusive Paulo Freire cita que o desemprego no mundo não é uma fatalidade como muitos querem que acreditemos e sim o resultado de uma globalização da economia e de avanços tecnológicos, deixando de ser algo a serviço e bem estar do homem.O livro é essencial para tirarmos diversas conclusões, dentre elas as mais importantes é:somos seres incompletos, que precisamos estar em busca de novos conhecimentos, sejam eles técnicos, práticos ou através das pessoas que convivemos ou que passam por nosso caminho e administrar sua equipe de forma democrática com autonomia e autoridade respeitando as vivências adquiridas de sua equipe como um todo e individualmente

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