CC: Experiência do sensível, aula 05, aula sobre o Rio Cachoeira, 12/07/2018
Na aula de quinta feira do dia doze de Julho de dois mil e dezoito foi trago para a sala um vídeo-documentário sobre o Rio Cachoeira, na qual apresentava a história de um rio vital para a população de Itabuna.
No primeiro momento, percebe-se através do jogo das câmeras que o personagem principal do documentário é exatamente o próprio rio.
O primeiro entrevistado foi exatamente um pescador que criou sua família com a pesca do Rio. Um fator interessante é que ele personificava o Rio, retratando-o com um "rio valente".
A segunda entrevistada, foi a lavadeira, na qual ela retratava sobre a felicidade em poder lavar a roupa no rio límpido.
O terceiro entrevistado foi o areeiro, no qual ele sustentava sua família retirando areia do rio.
A quarta foi a canoeira que realizava travessias.
O ponto em comum dentre todos os entrevistados é o sentimento de saudade da exuberância que o rio já foi e atualmente é tomado pela poluição. Além disso, o desejo de modificar a atual situação no qual o rio se encontra é evidente.
No contexto histórico sobre o rio, é válido salientar sobre os processos que aconteceram ao longo do tempo, pois em um dado momento os governantes utilizaram o rio como ferramenta da política de urbanização vigente, na qual o rio iria servir somente para dar uma noção de contemporaneidade a cidade, porém os moradores que dependiam do seu sustendo desobedecia as leis vigentes.
Por fim, outro entrevistado relatou que além de esforços governamentais para salvar o Rio Cachoeira, deve haver uma política urbana e ambiental que deva primar a inserção da população no cuidado com o Rio.
Qual a função do documentário? Fácil, o documentário serve para conscientizar a população itabunense sobre a importância da preservação do rio.
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